quinta-feira, 20 de maio de 2010

Manual de instrução: Uso correto da bengala.

Hoje quero escrever sobre as bengalas que são muito utilizadas pelos idosos e de fácil acesso - vendidos em qualquer farmácia ou loja de produtos ortopédicos.

Problemas de marcha afetam até 19 % dos adultos nos Estados Unidos, não tenho a estatística brasileira. De acordo com Van der Esch, 40% dos indivíduos com osteoartrose de joelho ou quadril tem uma bengala Apesar de muitas vezes necessário, a maioria dos pacientes recebe pouca ou nenhuma orientação profissional para selecionar um dispositivo de auxílio a marcha.

O uso incorreto de bengala pode acarretar diferença de força entre os membros inferiores, aumentar a descarga de peso no membro inferior comprometido, e acometimentos no ombro. O stress repetitivo na articulação do membro superior devido ao uso crônico de bengala ou andador pode resultar em patologias como tendinites, osteoartites e síndrome do túnel do carpo
O correto é que a mão de apoio da bengala deve ser a contralateral para indivíduos que tem um acometimento unilateral ou a mão dominante para aqueles que tem acometimentos sem lado específico. Em um estudo em mulheres com osteoartrose com idade média de 61 anos, foi analisado o momento (força X comprimento) do joelho com uso contralateral versus ipsilateral da bengala em plataforma de força, e o autor concluiu que o uso contralateral da bengala é o mais eficaz, sendo que o uso inadequado pode aumentar ainda mais a carga em um joelho com desgaste articular.

Em relação ao comprimento da bengala, muitas pessoas medem pelo trocanter maior (regiãodo culote), aceito que o punho de 80% dos indivíduos seja da altura do trocanter, porém, os 20 % restantes que em sua maioria são idosos não é, porque vejam bem...durante o envelhecimento há diminuição dos espaços intervertebrais (espaço entre as vértebras da coluna) e o idoso diminui a altura de sua coluna o que não acontecce com as pernas e isso faz com que seu braço fique mais baixo, portanto para não errar o ideal é medir pela altura do punho como explicado abaixo, já que quem sofrerá com o uso da begala é o braço.

De acordo com Sainsbury ET al e Taylor ET al o comprimento deve ser mais ou menos 2 cm de distância do punho, com o indivíduo em posição ortostática com o membro superior relaxado ao longo do corpo e punho em posição neutra. Já, O’ Sullivan ET al usam a angulação do cotovelo para prescrever o comprimento adequado, para eles a bengala deve ser carregada com distância horizontal de 15 cm da borda lateral do pé e com a mão posicionada na bengala o cotovelo deve formar um ângulo de 20 – 30 graus de flexão.

Estudos relatam que o uso da bengala pode reduzir a carga do membro inferior contralateral em até dois terços, e podem facilmente suportar 15 – 20 % do peso do indivíduo.

Muito bom hein....portanto vamos prestar mais atenção a esse detalhe! E é uma dica para que quiser pesquisar esse tema....acho que existem poucos estudos sobre uso de dispositivos auxiliares de marcha e postura.


Artigos referência: Van der Esch, M. et al., 2003. Factors contributing to possession and use of walking aids among persons with rheumatoid arthritis and osteoarthritis. Arthritis Rheum. 49, 838–842  e   Changes in knee moments with contralateral versus ipsilateral cane usage in females with knee osteoarthritis Grace N.Y. Chan a, Andrew W. Smith b,*, Chris Kirtley c, William W.N. Tsang. G.N.Y. Chan et al. / Clinical Biomechanics 20 (2005) 396–404

6 comentários:

  1. Excelente post... vou repassar para todos os idosos que conheço! Realmente já percebi diversas vezes que muitos idosos apenas carregam a bengala ao invés de usá-la para se apoiar na locomoção... As fotos acima são um bom exemplo de como definir a forma correta de utilização. Obrigado, Mario Zan Jr.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada! É realmente dá quando aprendemos sobre isso passamos a notar na rua, e como os erros de uso são comuns não é?!

    ResponderExcluir
  3. Gi que interessante! adorei o texto! Eu tava medindo as bengalas pela altura do trocanter mesmo... realmente faz todo sentido ser no punho! No andador tenho medido pelo grau de flexão do cotovelo... vc tem alguma outra dica pros outros auxilios-locomoção? Bjinho Carol

    ResponderExcluir
  4. Carol, vou pensar...assim que tiver algo mais posto aqui e te aviso!
    Medindo no punho agora entao hein!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Giovana! Trabalho em uma escola e estamos desenvolvendo um projeto sobre tecnologia na melhoria da qualidade de vida do idoso. Neste sentido, após muita pesquisa, concluímos então que as bengalas eletrônicas disponíveis no mercado atualmente atendem de forma superficial às necessidades dos idosos. Lendo seu texto gostaria de sua opinião sobre o assunto.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Nossa... Valeu Giovana! Vou cortar quase 9 cm na bengala da minha mãe! É possível que uma dor no ombro tenha sido provocada por isso. Muito Obrigada!

    ResponderExcluir