quarta-feira, 25 de maio de 2011

Semana Mundial de Prevenção de Quedas

Olá,

Tenho o prazer de dividir com os leitores que do dia 13 ao dia 17 de junho será comemorada a Semana Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos. Há alguns anos a núcleos de São Paulo organizam atividades de conscientização da importância de prevenir quedas para os idosos e seus familiares.
Estas atividades são compostas em geral de oficinas como as de cuidados com os pés, avaliação do equilíbrio, orientações sobre medicação e atividade física. As oficinas se concentram no Hospital das Clínicas, Centro de Referência do Idoso e Hospital São Paulo.

Nós do Hospital das Clínicas precisamos de patrocínio, se alguém puder ajudar me procure.

Em breve postarei a programação dos locais.

Previna!

Até logo.

sábado, 5 de março de 2011

Idoso no Hospital

Olá,

Essa semana aconteceu um caso interessante no hospital onde trabalho.
Uma senhora de 92 anos foi internada por fratura de colo de femur ( Fratura no quadril) pois ela escorregou no banheiro a noite, caso típico hein...Obtive a informação com a família que além de ela andar pela casa a noite com frequência, ela também tinha o hábito de não acender a luz...complicado.

Bom, mas o caso é o seguinte, cheguei ao quarto para atende-la por volta das 7:30H:

- Bom dia! Como a senhora está? Vamos andar hoje?
- Ai bem, estou tão nervosa, você não imagina o que me aconteceu, você tem um celular aí?
Eu tinha, e embora preocupada resolvi não dizer.
- Não tenho, o que aconteceu?
- Minha família contratou uma moça para ficar comigo, ela veio jantou e foi embora com o meu celular que eu ganhei da minha neta.
- Mas a senhora tem certeza que ela deveria ficar aqui a noite toda?
- Sim, meu filho falou que ela ficaria comigo o tempo todo, ela jantou e foi embora.
Eu acreditei nela, claro.
- Vou falar com o  enfermeiro.
Falei com ele, que me disse que falaria com o serviço social para eles ligarem pra família. Já que esta é uma função do serviço.
Avisei a paciente, ela ainda muito nervosa não quis fazer fisioterapia dizendo que estava se sentindo muito enjoada, não queria comer, tudo pelo acontecido. Fiquei muito preocupada, mas de acordo com as normas do hospital eu não poderia ligar para a família.
Sai para atender outras pessoas e voltei por volta das 10:30H. Quando cheguei encontrei a nora da paciente.
- Oi, deu tudo certo? perguntei pra paciente.
- Essa é minha nora.
- Tudo bem? Deu certo?
Nora: - D. Paciente se confundio, nós havíamos combinado com a moça para vir ao hospital, ficar com ela e depois levar todos os pertences dela embora, pois ficamos um pouco com medo de deixa-los aqui.
- Ah, tudo bem então. Que bom que está resolvido.
Daí então eu consegui trabalhar com a paciente, ela saiu da cama, sentou e depois andou com andador até o banheiro para tomar banho.

Moral da história.......
Quando um idoso é internado, ele deve ter um acompanhante em tempo INTEGRAL, se não for possível a família tem que avisar o enfermeiro TUDO o que combinou com a paciente pois em momentos de stress emocional como uma internação esse pode acabar se confundindo um pouco e deixando os funcionários do local preocupados.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

The Notebook

Para quem gosta de filme a dica é The Notebook ou O Diário de uma Paixão, seu título em português.
O filme estreiou no Brasil em agosto de 2004, conta uma história de amor que tem como fundo a Doença de Alzheimer, é emocionante.

Com certeza vale  a pena!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Interdição....

Olá,

O assunto de hoje, é INTERDIÇÃO. Um tema um pouco delicado não é?! Ninguém quer pensar nisso, mas é bom pensar.. já ouvi muitos casos que a família precisa vender uma casa ou um carro e não consegue pois o indivíduo responsável não tem no momento condições intectuais suficiente para tal transação.

Interdição é um direito que garante a proteção do deficiente intectual com o objetivo de proteger seus bens e direitos. A pessoa que será interditada necessitará de um curador, que se responsabilizará pelos bens do interditado e cuidará do mesmo. Geralmente os curadores são familiares próximos como conjugês, pais e filhos, em casos de pessoas sem família, o ministério público ou a defensoria pública se propoe a cuidar.

A interdição pode ser parcial ou total , dependendo do acomentimento do interditado. O interditado parcial poderá votar, emitir recibos de pagamentos e manter conta bancário em seu nome porém administrada pelo curador. Tanto a interdição parcial como a total permiti que o indivíduo trabalhe se quiser.

Para o direito ser adquirido, é necessário a contratação de um advogado que por meio de uma ação judicial propoe a incapacidade do indivíduo. A prova é feita através de laudos médicos, psicológicos e pedagógicos. Além disso haverá uma perícia feita por um perito indicado pelo juiz.

A pessoa interditado sofre restrições para gerir seus próprios negócios, exatamente o que o indivíduo pode ou não fazer será combinado com o juiz durante o processo, já que a lei não é muito clara nesse aspecto.

Se o indivíduo interditado acabar com a causa da sua interdição, esta pode ser suspensa e ele retormar o controle da sua vida civil.
Aposentadoria: O indivíduo com deficiencia intelectual tem direito à aposentadoria desde que tenha cumprido os seguintes requisitos:
Contribuições: 35 anos de contribuição, se homem; 30 anos de contribuição, se mulher.
Idade: 65 anos de idade, se homem; 60 anos de idade, se mulher.

Espero ter esclarecido alguns pontos, o ideal é procurar um bom advogado para realizar a interdição e identificar a necessidade logo, já que no Brasil essas transações podem demorar um pouco.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Taxi Acessível

Taxiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Atualmente na cidade de São Paulo há um pouco mais que 32 mil taxis cadastrados. destes apenas 35 (trinta e cinco, sem acrescentar nem um zerinho) são acessíveis. A prefeitura liberou 80 alvarás para que os taxistas transformem seus carros, mas de acordo com os próprios não existe vantagem nenhuma em ter um carro adaptado.
A transformação custa em média 32 mil reais, e parece que infelizmente em alguns casos o taxista isento do IPVA passou a paga-lo após a mudança. Isto porque a empresa que fez a tranformação declarou que o carro era misto (trabalho e uso pessoal).
Os taxistas lutam por um incentivo maior nesse caso. O que é totalmente compreensível !!
Um indivíduo com necessidades especiais em São Paulo tem que agendar um dia antes a corrida, imaginem se for uma emergências.....
Isso na maior cidade do país....como será em outras cidades...aposto que na maior parte do país nem existe taxi adaptado.


Veja os telefones dos dez taxistas autônomos que atuam com veículos acessíveis:

Adilson: 0/XX/11/9333-9593
Alexandre Costa: 0/XX/11/7851-0000
Alexandre Dias: 0/XX/11/8171-1192
Elmo: 0/XX/11/9328-6750
Arle: 0/XX/11/6560-2675 ou 0/XX/11/9810-2808
João: 0/XX/11/7832-1366 ou 0/XX/11/9733-3374
Jorge: 0/XX/11/6740-0916 ou 0/XX/11/7653-5684 ou 0/XX/11/8568-7136
Noé: 0/XX/11/8459-5027 ou 0/XX/11/8081-0701
Paulo: 0/XX/11/8343-7998 ou 0/XX/11/9176-3555
Rodnei: 0/XX/11/7086-8725

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Mamika - 91 anos

Olá,

Olhem só as fotos espetaculares que um fotógrafo francês fez da sua avó de 91 anos. Elas estava com depressão, hoje está ótima e tem até uma conta no MySpace.
Tem mais fotos no link, só copiei algumas.




domingo, 3 de outubro de 2010

Gêmeas Francesas - Centenários

Dia 2 de outubro, gêmeas francesas fizeram 100 anos!!

No Brasil, de acordo com o Censo 2010, já foram contabilizados ao menos 17 mil centenários, lembrando que a coleta de dados não está completa ainda.

Esse resultado já representa 0,01 % da população, o que significa um aumento de 20% desde o último
Censo. Atualmente o estado que possui mais centenários é a Bahia.

Até dia 31 de outubro a coleta deve estar finalizada.