sábado, 3 de julho de 2010

Decisão

Olá.



Queria chamar atenção sobre o que o post anterior cita e que já foi citado no post de 23 de maio – “ O risco de depressão dos idosos”. Ambos falam muito provavelmente do mesmo estudo, realizado em Rochester –EUA e publicado na Ageing and Society, vou procurar o texto original!

O que deve ser frissado é que é importantíssimo o idoso participar das decisões que são tomadas em relação a sua vida, ele tem que saber que seus interesses são respeitados, e que ele tem o direito de escolher onde quer passear, o que quer comer e principalmente onde quer morar. É claro que se houver um risco para a saúde do idoso, ele pode ser convencido a mudar de opinião.

Por exemplo, tenho uma paciente com Afasia, que é uma dificuldade para pronunciar as palavras ,então fica um pouco dificil pra entender tudo que fala. Um dia estava ,na casa dela, e algumas pessoas da familia estavam resolvendo uma viagem para o final de semana. Resolveram então marcar, cabelereiro, manicure, escolheram as roupas que a paciente deveria levar, resumindo, estavam resolvendo tudo, sem consulta-la.. De repente, ela começou a ficar irritada, nervosa, e disse que não queria que resolvessem tudo na vida dela por ela. Ela ficou magoada e muito triste ,e com toda razão,pois ela apesar de seus probleminhas ,é bastante lucida e quer ser consultada, principalmente em questões pessoais. E preciso ter mais cuidado, paciencia e carinho pra cuidar de pessoas, temos que dar mais atenção ao que querem, onde querem ir e a que horas. Fácil assim!



2 comentários:

  1. Muito interessante este exemplo! Devemos atentar para isso mesmo. Temos a cultura de que os idosos sao incapazes mas entendo que devemos tentar deixá-los o mais independentes possível. É impressionante por exemplo, a independencia do idoso em alguns países da Europa...sempre há muitos viajando, fazendo compras, ou seja, vivendo! Espero que esta seja uma tendência para o Brasil também...
    Excelente o novo visual do Blog, parabéns!
    Mario Zan.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem observado, eu também espero que seja uma tendência...Obrigada por reparar no detalhe!

    ResponderExcluir